top of page

Modelo Atômico de Dalton

  • Pyterson Kazaer
  • 14 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Na busca de compreender a composição da matéria, o homem se aventurou entre várias teorias que levassem a uma explicação.


Na Grécia antiga, alguns filósofos acreditavam que tudo era constituído de água, outros de ar, outros de fogo, outros de terra, e outros de uma combinação de todos esses elementos. Nesse mesmo período, uma teoria inédita surgiu, cuja ideia central determinava que a matéria era formada por átomos, minusculas partículas rígidas, indestrutíveis e indivisíveis. No entanto, por uma questão de destino, a teoria dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar) predominou e a ideia atômica ficou no esquecimento.


Eis que então, anos e anos depois, um jovem cientista Inglês, chamado Jonh Dalton, considerando a teoria corpuscular de Newton e os trabalhos realizados por Robert Boyle (Irlandês que realizou experimentos que provam que a matéria não era formada pelos quatro elementos), por Antonie Lavosier (francês responsável pela lei da conservação das massas) e por Joseph Prous (idealizador da lei das proporções da massa), reativou a teoria atomística e propôs o seguinte modelo:

  1. Os elementos são formados por pequeníssimas partículas, os Átomos;

  2. Todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos entre si;

  3. Os átomos de um elemento são diferentes dos átomos de outro elemento e o que os diferencia são suas massas relativas;

  4. Os átomos de um elemento podem se combinar com átomos de outros elementos formando os átomos compostos. Um dado composto possui sempre o mesmo número relativo de tipos de átomos;

  5. Os átomos não podem ser criados, divididos ou destruídos através de processos químicos. Uma reação química simplesmente altera o modo de agrupamento dos átomos.


Modelo Bola de Bilhar

O modelo atômico de Dalton é conhecido também como modelo da "bola de bilhar" devido as características de rigidez e indivisibilidade.

Com o desenvolvimento de seu modelo, Dalton rompe definitivamente com a teoria de transmutação de metais desenvolvida pelos alquimistas e a química segue um caminho que a leva à ciência que é hoje, desprovida de qualquer aspecto mistico e fantasioso.


EM TEMPO:


Qual a diferença entre o modelo atômico de Dalton e o modelo atômico proposto por Leucipo e Demócrito na Grécia antiga?


O modelo desenvolvido na Grécia antiga, possuía um enfoque mais filosófico, relacionado a origem da matéria, já o modelo de Dalton apresenta aplicabilidade teórico - experimental, ou seja, explica os mecanismos de alguns processos químicos.


Isso aí gente, não se esqueçam de acompanhar as videoaulas no canal do youtube. A primeira aula sobre modelos atômicos já se encontra disponível lá. Se você ainda não conhece o canal clique aqui e ou em MODELOS ATÔMICOS - # AULA 01 - O atomismo de Leucipo e Demócrito, para assistir ao vídeo. Bons estudos e até a próxima.


EM breve:

Videoaula: MODELOS ATÔMICOS - # AULA 02 - O modelo de Dalton.





Comments


QUÍMICA

PASSO A PASSO

UM BLOG POR PYTERSON KAZAER 

 

© 2016 QUÍMICA - Passo a Passo

 

bottom of page